Prefeitura Municipal de Mossoró

 

  PMM


  

Mossoró Cidade Junina abre espaço para os Repentistas

22 de junho de 2007

 

O Mossoró Cidade Junina abre espaço para a cantoria de viola, uma das mais tradicionais expressões da cultura nordestina. Alguns dos principais violeiros da região estarão no município participando do VII Festival de Repentistas do Nordeste, que segue até sábado, 23, na Estação das Artes Elizeu Ventania.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Gonzaga Chimbinho, informa que o festival vai reunir dez repentistas, declamadores e emboladores de cinco Estados do Nordeste, com destaque para o pernambucano Ivanildo Vilanova, que é considerado o principal nome da cantoria de viola no Brasil.

O Festival de Repentistas do Mossoró Cidade Junina começou de forma tímida, mas ganhou notoriedade e assegurou seu espaço como um dos subprojetos mais populares do evento, inclusive com a notoriedade de ser um dos mais equilibrados e importantes do Nordeste.

O violeiro Aldacir de França, coordenador do Festival, disse que o evento é importante para a cantoria de viola não apenas sob o aspecto imediatista. Na opinião dele, está sendo dada uma contribuição grande para a preservação dessa arte, que é apresentada para os mais jovens. “A cantoria está ficando mais popular e ganhando novo públicoâ€. Aldacir informou que durante o festival os repentistas vão enfocar temas atuais, que tem ligação com o cotidiano das pessoas, como a questão do meio ambiente, a educação, violência e política. “O que imortaliza o repente é a capacidade de abordar temas tão polêmicos com uma linguagem simples, que é compreendida por todos os públicosâ€.

O Festival de Repentistas será aproveitado para a divulgação de outras expressões da cultura nordestina. Isso será feito com uma exposição que vai mostrar a literatura de cordel, livros e CDs no âmbito da poesia popular nordestina.

 

VII FESTIVAL DE REPENTISTAS DO NORDESTE

Data: 22 e 23 de junho
Local: Estação das Artes Elizeu Ventania
Horário: 20h

Repentistas
       Ivanildo Vilanova (PE)
       Rogério Menezes (PE)
       Edmilson Ferreira (PI)
       Antônio Lisboa (RN)
       Silvo Granjeiro (CE)
       Francinaldo Oliveira (PE)
       Geraldo Amâncio (CE)
       Miro Pereira (RN)
       Antônio de França (RN)
       Zé Galdino (PE)

Declamadores
       Chico Pedrosa (PB)
       Antônio Francisco (RN)

Abolador
       Amâncio Sobrinho (RN)

Emboladores
       Concris e Pirralho (RN)


Prefeitura publica decreto com medidas sobre servidores

(01/09)

Fafá é empossada pela Câmara e dá posse ao seu secretariado

(01/09)

Mossoró tem 800 vagas no Programa Projovem Urbano

(29/12)

Cinemateca exibe clássicos do cinema nos finais de semana

(23/12)

Setor hoteleiro segue tendência de crescimento da Cidade

(22/12)

Coral dos pacientes com câncer faz homenagem à prefeita Fafá

(19/12)

Imprimir

Prefeitura Municipal de Mossoró

Prefeitura Municipal de Mossoró
Palácio da Resistência
Avenida Alberto Maranhão, 1751

Copyright  ©  PMM. Todos os direitos reservados.
Assessoria de Comunicação Social
Webmaster: Ivanaldo Fernandes